A ginástica é um esporte olímpico popular que obtém cada vez mais fãs e admiradores ao redor do mundo. Devido a esse crescimento, surgiu a demanda de equipamentos de treinamento de ginástica em escolas e academias. Entretanto, é importante ter em mente que embora esses aparelhos aparentam ser simples, são necessários muitos cuidados durante a instalação e a manutenção dos mesmos. A falta de cuidado pode resultar em acidentes evitáveis, podendo machucar gravemente ou até mesmo causar a morte de algum atleta infortuno.
Uma barra de ferro mal instalada, por exemplo, pode ceder no momento em que um atleta estiver suspendendo todo o seu peso nela. Esse tipo de acidente pode parecer simples mas é extremamente perigoso, já que o atleta está extremamente vulnerável e pode até mesmo quebrar o pescoço nesse tipo de acidente. Equipamentos velhos demais também podem ser um problema, já que nenhuma madeira e nem mesmo o ferro são materiais com imunidade ao tempo e aos elementos. Um cavalo com alça que sempre suportou um peso de 300kg pode não aguentar esse mesmo peso depois de muitos anos de uso. Por isso, é importante fazer a manutenção regular dos aparelhos corretamente, além de trocar algum aparelho que já não esteja mais seguro.
Por sorte, a segurança do atleta é de interesse de instituições como escolas ou academias, já que elas podem ser responsabilizadas por qualquer acidente que ocorra devido ao descaso com a manutenção dos equipamentos.
Conclusão
Por isso sempre se informe se a sua academia realiza as inspeções necessárias. Também é uma boa ideia acreditar em sua intuição se você perceber que algum equipamento parece ceder mais do que o normal e comunicar isso aos funcionários do estabelecimento. Caso o aparelho seja seu fica mais fácil, chame um profissional para realizar uma inspeção ou compre um novo. Quando o assunto é a sua integridade física, todo cuidado é pouco.